28 de jul. de 2011

Em vigor desde 2009, nova ortografia pode confundir vestibulando

Em vigor desde 2009, nova ortografia pode confundir vestibulando
27 de julho de 2011 14h37 atualizado às 14h40
 

Desde janeiro de 2009, as principais provas de vestibular e demais publicações do país adotam a nova ortografia. Apesar de a antiga forma de escrita ainda ser aceita, a orientação dos professores de cursinho é que o aluno já se acostume a utilizar as novas regras. Como esse período de transição pode confundir os alunos, que passam a escrever de forma errônea palavras que não foram citadas na reforma, o ideal é que o candidato conheça exatamente o que mudou e o que não foi alterado.

»De Bin Laden a usinas nucleares; confira temas dos vestibulares

Professora de português do Inteligente Vestibulares, de São Paulo, Daniele Gomes Santos alerta que a reforma foi apenas ortográfica, não havendo alteração na pronúncia das palavras. "Ao estudar a nova ortografia, é necessário que o aluno perceba que grande parte das regras de acentuação da língua portuguesa continuam iguais, as transformações ocorridas correspondem às regras específicas de acentuação e ao uso do hífen", destaca.

Os enganos mais comuns, explica Daniele, estão vinculados à falta de conhecimento das novas regras de acentuação: "os alunos consideram que, se alguma palavra não tem mais acento, todas aquelas que derivam da mesma não o terão também", o que não é verdade. Cuidado, por exemplo, com a palavra heroico, que não recebe mais acento por ser uma paroxítona com ditongo aberto (oi). Porém, a palavra herói continua sendo acentuada, porque é oxítona.

Relembre as principais mudanças:
Acento agudo
Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas
Como fica: assembleia, plateia, ideia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico
Observação: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.

Hiatos
Nova Regra: O hiato "oo" não é mais acentuado
Como fica: enjoo, voo, coroo, perdoo, coo, moo, abençoo
Nova Regra: O hiato "ee" não é mais acentuado
Como fica: creem, deem, leem, veem, descreem, releem.

Acento diferencial
Nova Regra: Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas
Como fica: para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo)
Exceções: o acento diferencial permanece no verbo "poder" (3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo - "pôde") e no verbo "pôr" para diferenciar da preposição "por".

Hífen 1
Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por "r" ou "s", sendo que essas devem ser dobradas
Como fica: antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirromântico, arquirrivalidade, autorregulamentação, contrassenha, extrassístole, extrasseco, infrassom, infrarrenal, ultrarromântico, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível.

Hífen 2
Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal
Como fica: autoafirmação, contraexemplo, extraescolar, extraoficial, infraestrutura.

0 comentários:

Postar um comentário