02 de setembro de 2011 • 20h38 • atualizado às 20h39

Em Florianópolis, pelo menos 12 baleias foram vistas nas praias do Santinho, Pântano do Sul e dos Açores
Foto: Everton Marcelino/vc repórter
Pelo menos 12 baleias foram vistas nas praias de Florianópolis durante a manhã e a tarde desta sexta-feira, marcando o início do mês de setembro, considerado o ápice da migração desses animais em busca de águas mais quentes. Em todo o litoral Catarinense foram 65 registros, entre eles, 24 filhotes, de acordo com uma nota divulgada pelo Projeto Baleia Franca.
De acordo com a nota, a expectativa nesta temporada reprodutiva é de que o número de baleias francas visitando o Sul do Brasil seja de mais de 100 indivíduos. Em Florianópolis, as baleias puderam ser vistas das praias do Santinho, Pântano do Sul e dos Açores.
As baleias da espécie franca austral são bastante dóceis e nadam geralmente próximas à praia. Adultos podem chegar a 70 toneladas e atingir 18 metros de comprimento. Elas vivem na Antártida e vêm ao Brasil em busca de águas quente para a reprodução de seus filhotes, que nascem pesando entre 5 e 6 toneladas e entre 4,5 e 6 metros de comprimento.
O internauta Everton Marcelino, de Florianópolis (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário